segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TAPUME DE MADEIRA OU METAL



A barreira no entorno da obra, que separa a construção da rua, pode ser de madeira ou metal. Em muitos casos, sua composição é mista com o uso de ambos os materiais.
Telha Galvanizada
Telhas galvanizadas viram o muro metálico de diversos empreendimentos.
Construtoras passaram a utilizar o tapume metálico devido à sua elevada resistência e boa aparência. Porém, muitos empreendimentos ainda fecham seus canteiros com o tradicional tapume de madeira.
Mas, afinal, qual é o melhor material para se utilizar em tapumes?
Para responder a essa pergunta é preciso considerar o período da obra, tempo em que o material ficará exposto a intempéries, e o investimento disponível para essa aplicação temporária.
Tapume em madeira
Chapas resinadas de compensado, e OSB, também são utilizadas para a construção da barreira.
O investimento para tapumes metálicos é superior ao de madeira, isso porque sua durabilidade e reutilização são maiores. O seu uso é viável para construções de execução longa ou para construtoras que farão o reaproveitamento das chapas em empreendimentos futuros.
São dois os tipos de tapumes de madeira, o de OSB e o de compensados. O tempo de vida útil de cada uma dessas chapas é diferente devido à sua composição.
Se comparados ao de metal, os tapumes de madeira têm valores mais reduzidos e são indicados para empreendimentos com execução em tempo reduzido. Podem também ser reaproveitados, mesmo com menores índices de reutilização.
“A utilização do tapume é obrigatória em todas as construções brasileiras.
– NR 18.30”
Reveja as principais características de cada produto:

CHAPA METÁLICA

Telha | Tapume Ondulado 17
Telha | Tapume Ondulado 17
Telhas de aço galvanizado são utilizadas para a construção do tapume. O material recebe tratamento anticorrosivo e apresenta durabilidade elevada. Com o correto manuseio, as chapas de metal proporcionam anos de reaproveitamento.

CHAPA DE MADEIRA RECONSTITUÍDA

Marca registrada dos tapumes, o OSB é produzido com strands de madeira reflorestada e resinas que prolongam sua durabilidade. Sua largura, 11% maior que chapas de compensado, proporciona maior rendimento.

CHAPA DE MADEIRA LAMINADA

Painéis sólidos, produzidos com lâminas de madeira reflorestada e resinas à prova d’água que os protegem das ações do tempo. Podem ser pintados e, se corretamente manuseados, são reutilizados em mais de um empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário